Uma mudança sutil para ganhar backlinks

Uma mudança sutil para ganhar backlinks

Links naturais de sites externos são ouro na otimização de mecanismos de pesquisa.

Eles representam um endosso voluntário de conteúdo e podem melhorar as classificações e o tráfego de pesquisa orgânica.

Mas por volta de 2023, muitos profissionais de marketing de conteúdo e profissionais de SEO não solicitam links naturais, por si só.

Como lembrete, um link natural – também chamado de backlink, link orgânico ou link ganho – ocorre sem solicitação direta ou pagamento do proprietário do site.

É o epítome da apreciação: um membro da equipe de um site externo considera o conteúdo valioso e o compartilha com outras pessoas.

Dificil de Obter

Ganhar Backlinks naturais também são notoriamente difíceis, especialmente agora.

Houve um tempo em que proprietários de empresas, blogueiros e até sites de notícias distribuíam links naturais, como distribuir doces no dia das crianças.

Não mais. Os sites agora entendem o valor dos links e raramente os emitem, se é que o fazem.

Além disso, os profissionais de marketing de conteúdo costumam gastar muito com escritores e pesquisadores para produzir artigos, vídeos e outros conteúdos excelentes para clientes em potencial.

Há poucos motivos para esses profissionais de marketing emitirem links. Seu conteúdo frequentemente atrai links.

Pense em uma marca bem conhecida como a REI, varejista de equipamentos para atividades ao ar livre.

A empresa produz conteúdo excelente (e caro) para ajudar os compradores a descobrir aventuras ou equipamentos ao ar livre.

Os consumidores procuram esse conteúdo, dado o seu valor e a marca REI.

Editores, blogs e varejistas menores vinculam-se a ele, criando muita autoridade de domínio e, portanto, classificações orgânicas de topo.

No entanto, uma empresa de comércio eletrônico de pequeno ou médio porte com um orçamento limitado muitas vezes tem dificuldades com o conteúdo e, portanto, tem pouca autoridade de domínio.

O resultado são classificações baixas e pouco tráfego de pesquisa.

Captura de tela da manchete com uma foto de pessoas caminhando

A REI produz excelentes conteúdos, como o guia “Como escolher uma mochila”.

Uma mudança sutil de plano

Os mecanismos de pesquisa percebem quando um site obtém links de forma consistente, muitas vezes elevando a autoridade do domínio desse site.

Esta autoridade elevada é um aceno à credibilidade e relevância do site, sinalizando aos motores de busca que o seu conteúdo é de primeira qualidade.

Como resultado, o site desfruta de posições mais altas nas páginas de resultados de pesquisas, levando a maior visibilidade e tráfego.

Então, como você consegue links naturais para o site da sua empresa?

Considere a criação de conteúdo voltado para blogueiros, jornalistas e editores – pessoas com potencial para fornecer um backlink natural.

Imagine um profissional de marketing de conteúdo em uma nova empresa de mochilas direta ao consumidor.

Esse profissional de marketing pode ter perfis de clientes ou personas para mochileiros novos, mochileiros intermediários e agora um terceiro grupo – blogueiros, jornalistas, editores – de links em potencial.

O profissional de marketing de conteúdo poderia dedicar, digamos, um em cada 10 artigos ou vídeos a esse público de construção de links.

O que criar

Com esta estratégia, 10% do conteúdo dedicado a incentivar links naturais pode complementar outros conteúdos e esforços de SEO de uma empresa.

ganhar backlinks

Ferramentas. O guru de marketing na Internet Neil Patel observou em um vídeo de 2022 que sua ferramenta Ubersuggest SEO tem dezenas de milhares de backlinks naturais.

As pessoas adoram compartilhar ferramentas e aplicativos úteis, especialmente quando essas ferramentas ou aplicativos são gratuitos.

Os varejistas podem criar ferramentas úteis que atraiam o público de linkers naturais.

Por exemplo, a marca de mochileiros direta ao consumidor poderia desenvolver um aplicativo de planejamento de viagem,

uma ferramenta meteorológica com rótulo temporário ou até mesmo um mapa do Google com marcadores personalizados apontando as condições atuais da trilha.

Dados. Todos os compradores e vinculadores em potencial adoram dados. As pessoas criarão links para informações exclusivas ou uma perspectiva única.

Nossa marca fictícia de mochilas poderia pesquisar os hábitos de mochila de seus clientes, oferecendo sorteios para incentivar a participação.

A marca poderia então publicar as respostas como um white paper mostrando com que frequência as pessoas mochilam, as épocas do ano, aonde vão ou quanto gastam.

Este é o tipo de informação que uma revista online sobre atividades ao ar livre pode querer consultar. Os clientes provavelmente também estariam interessados.

Tutoriais. Uma terceira categoria são tutoriais ou guias detalhados. O conteúdo que se aprofunda em um tópico é valioso para os consumidores e muitas vezes vale a pena citar e criar links.

Um exemplo é um vídeo e um artigo que mostra aos mochileiros como fazer rapel apenas com uma corda em um cenário de emergência.

Isso vai fazer você ganhar backlinks naturais.

Esforços de SEO

Essa mudança sutil no conteúdo do seu negócio é incremental. Concentre-se primeiro em seus clientes potenciais. Depois pense em conteúdo para atrair linkers.

Se você gostou da dica de como ganhar backlinks, deixe seu comentário abaixo!

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