Atualização do Google: O Guia Definitivo para Recuperar e Impulsionar seu Conteúdo Após Ela.

Desvendando o Segredo: Como se Recuperar da Última Atualização do Google e Manter seu Conteúdo no Topo

A última atualização do Google, o algoritmo de ‘conteúdo útil’ do Google, terminou em 15 de setembro. Foi desastroso para muitos sites, e agora, se o seu site perdeu tráfego orgânico após a atualização do Google, veja como recuperá-lo.

1. Avalie as perdas

O Google deixou claro que o ‘conteúdo útil’ é agora um fator em todo o site, de acordo com as diretrizes da Central de Pesquisa do Google:

‘Qualquer conteúdo (não apenas conteúdo inútil) em sites determinados como tendo quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em geral tem menos probabilidade de ter um bom desempenho na Pesquisa.’

Consequentemente, todo o site será prejudicado se o Google alegar conteúdo extenso e inútil, tornando difícil identificar em quais páginas focar. Portanto, estimar o impacto global é o primeiro passo para identificar o âmbito. Se for em todo o site, refaça toda a sua estratégia de conteúdo.

O Search Console do Google identifica as páginas que perderam tráfego orgânico após a atualização do Google.

  • Vá para o relatório ‘Desempenho > Resultados da pesquisa’.
  • Escolha ‘Comparar’ no filtro ‘Data’.
  • Escolha ‘Comparar os últimos 28 dias com o período anterior’ e clique em ‘Aplicar’.
  • Clique em ‘Páginas’ e no cabeçalho da coluna ‘Diferença de cliques’ para classificar por alterações de tráfego.

Exporte a tabela para uma planilha para ver melhor quantas páginas perderam tráfego após a atualização do Google.

atualização do google

O Search Console identifica alterações orgânicas no tráfego das páginas após a atualização do Google. Clique na imagem para ampliar.

2. Identifique as páginas concorrentes

Já passou tempo suficiente após a atualização do Google para identificar páginas externas com ganhos de tráfego. Determine as consultas de pesquisa com as maiores quedas de classificação e encontre as páginas que ganharam o que você perdeu. Ferramentas como Ahrefs, Semrush, Sitechecker e outras podem produzir essas informações após a atualização do Google. Procure URLs com alterações de classificação significativas para cada consulta.

O espião também pode ajudar após a atualização do Google. Ele oferece uma representação gráfica útil de classificações de pesquisa – URLs que aumentaram e diminuíram para uma determinada consulta.

atualização do google

O espião também pode ajudar após a atualização do Google. Ele oferece uma representação gráfica útil de classificações de pesquisa – URLs que aumentaram e diminuíram para uma determinada consulta.

Um gráfico no Spyfu mostra URLs com ganhos e perdas nas classificações para uma determinada consulta após a atualização do Google. Clique na imagem para ampliar.

A definição de conteúdo inútil do Google não é muito útil. Contenta-se com ‘pouco valor, baixo valor agregado ou não é particularmente útil para as pessoas’. A análise das páginas dos concorrentes vencedores pode fornecer pistas. Para cada página, pergunte:

  • O conteúdo é mais amplo ou mais específico que o seu?
  • Como está estruturado?
  • Contém palavras-chave em toda a página?
  • Existe um índice e links de acesso?
  • Existe prova social – como compartilhamentos ou comentários – na página?
  • Existe uma assinatura do autor com link para uma biografia?
  • Contém marcação Schema.org? Quanto?
  • O conteúdo está vinculado a fontes confiáveis?
  • Inclui imagens ou vídeos?
  • Inclui dados, tendências ou estatísticas?
  • É novo ou recentemente atualizado?
  • Ele aborda minuciosamente a consulta com perguntas frequentes e definições conforme necessário?
  • Inclui entidades relacionadas – marcas, produtos, pessoas, lugares respeitáveis – ou conceitos que o seu não inclui? O Otimizador de texto pode ajudar a identificá-los. Ele analisará URLs do seu site e de um concorrente, pontuando ambos com base no número de conceitos relacionados e entidades conhecidas. inLinks oferece um prático verificador de entidade também.
  • O site ganhou classificações aparentemente do nada? O conteúdo útil do Google tenta encontrar ‘gemas escondidas’, sites de baixa classificação com informações excelentes. Encontrar um deles pode informar as prioridades do Google.
  • A biografia da autora indica sua experiência e conhecimento relevante para o artigo?

O útil algoritmo de conteúdo classifica as páginas para cada consulta com base em como os pesquisadores podem se beneficiar. Algumas consultas exigem definições e respostas a perguntas comuns. Outros buscam etapas ou instruções claras para resolver um problema ou tarefa. Sua pesquisa visa descobrir o que o Google considerou particularmente útil para cada consulta após a atualização do Google.atualização do google

Use o Wayback Machine para ver o conteúdo anterior de uma página após a atualização do Google. Talvez agora contenha dados, explicações ou seções melhores que acionam filtros de conteúdo úteis.

3. Mostre menos anúncios e pop-ups após a atualização do Google

Algumas discussões em fóruns de SEO sugerem que sites altamente monetizados foram os que perderam a maior parte das classificações após a atualização do Google, especialmente aqueles com intersticiais intrusivos ou anúncios excessivos.

‘Intersticiais intrusivos’ são pop-ups que bloqueiam a maior parte da tela. Normalmente, são inscrições de e-mail ou ofertas especiais que exigem saída para interagir com a página. Desative ou substitua-os por elementos menores e menos onerosos após a atualização do Google.

O Blog da Central de Pesquisa do Google cita ‘anúncios excessivos’ como uma experiência negativa do usuário, embora não especifique o que considera excessivo, apenas ‘anúncios que desviam a atenção ou interferem no conteúdo principal’.

Independentemente disso, os danos de pop-ups massivos e anúncios excessivos vão além da atualização útil de conteúdo. Eles impactam os leitores. Evite-os independentemente do Google após a atualização.

 

Como Aumentar suas Visitas no seu Blog
Crie Web Stories e Aumente as Visitas do seu Blog

Veja também: Uma Mudança Sutil para Ganhar BackLinks

13 Livros de E-Commerce para 2023

SEO para Eventos – Comércio Eletrônico Prático

TikTok Shop, Substitui “Vitrine” po “Loja”

 

Similar Posts

Deixe um comentário